quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

GATTACA

Ficha Técnica
Título: Gattaca
País/Ano de produção: EUA, 1997Duração/Género: 106 min., Drama/ Ficção Científica/ Thriller Direção: Andrew NiccolRoteiro:  Andrew Niccol, Colleen Atwood, Slawomir Idziak,
Elenco: Ethan Hawkel, Uma Thurman, Jude Law, Loren Dean, Ernest Borgnine, Xander Berkeley, Jayne Brook, Elias Koteas.


Resumo
Gattaca é um filme que nos mostra um futuro possível onde o código genético controla o destino do ser humano. Vincent, a personagem principal, nasce na condição de “inválido” e sonha em ser astronauta e viajar  para Titã, uma das luas de Júpiter. No entanto, esse sonho aparenta ser irrealizável tendo em conta que não conseguiria ter acesso a esse tipo de emprego. O seu irmão, concebido em laboratório, sendo selecionada a combinação dos melhores genes possíveis para o aperfeiçoamento da espécie, comprova a sua “inferioridade”, superando-o em todas as atividades que praticavam juntos. Tentando alcançar o seu sonho, Vincent procura um agente clandestino que contrabandeia identidades genéticas, e conhece, assim, Jerrome Morrow, que era antes “válido” mas que havia ficado paralítico por um acidente. Vincent assume a identidade de Jerrome, realizando tratamentos e adquirindo hábitos para ssustentar a identidade, como esfoliação constante, limpeza dos objetos onde toca, e transporta consigo amostras de sangue e urina de Jerome para testes médicos a que se encontra sujeito. Depois de finalmente conseguir tornar-se um dos responsáveis pela viagem a Titã, o homicídio de um dos diretores gerais da empresa torna-se uma ameaça, tendo em conta que é encontrada uma pista que coloca Vincent, um inválido, na empresa onde só deveriam existir válidos, tornando-se um suspeito. O filme termina com a resolução do crime, estando Vincent inocente e com a vitória deste, ao viajar para Titã.


Opinião
Este filme chama a atenção para a importância da genética na construção do ser humano. Mostra que cada pessoa é mais do que o seu ADN, é a “mistura” deste e o meio que rodeia cada uma, sendo que este é determinante no desenvolvimento da personalidade e da capacidade de cada um.  Não devemos negar os benefícios que os estudos sobre a genética nos podem trazer, mas devemos refleter sobre os caminhos pelos quais devemos conduzi-los e com que fins usá-los. Não podemos chegar ao ponto de criar uma sociedade discriminatória e injusta. É importante ter em mente a noção de que um indivíduo não se resume na sua constituição genética e que existem outros fatores que influenciam e moldam o desenvolvimento de cada um ao longo da vida.


Sem comentários:

Enviar um comentário