segunda-feira, 16 de novembro de 2015

MÉTODOS CONTRACETIVOS NATURAIS

Os métodos contracetivos naturais (ou de abstinências periódica),  são métodos que se baseiam no conhecimento do período fértil da mulher, havendo abstenção de relações sexuais durante este mesmo período, altura considerada propícia para uma fecundação e, consequentemente, para uma gravidez. 

É de salientar que estes métodos não são seguros e não protegem contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Existem quatro formas de determinar o período de abstinência sexual:
  • Método do calendário;
  • Método das temperaturas basais;
  • Método do muco cervical;
  • Método sintotérmico.

Método do Calendário (Método de Ogino-Knaus)

Este método baseia-se num cálculo que é realizado a partir de um calendário, com o objetivo de saber o início e o fim do período fértil (período onde se dará a ovulação). Durante este período deve haver abstinência de relações sexuais e, caso as tenham, devem utilizar o preservativo.  

Para a determinação do período fértil, este método tem em conta o tempo de sobrevivência dos gâmetas.


UTILIZAÇÃO:
Considerando a duração dos ciclos menstruais anteriores (sendo o ideal 12 ciclos), pode calcular-se o período fértil, por subtração de 11 dias ao ciclo mais longo e de 18 dias ao ciclo mais curto.
Esse método contraceptivo tem maior possibilidade de funcionar com as mulheres que têm ciclos regulares, mas ainda assim é pouco eficaz para prevenir uma gravidez.





Método das temperaturas basais

O método das temperaturas basais consiste no registo diário da temperatura, utilizando sempre o mesmo local, podendo este ser a boca, a vagina ou o recto.
A temperatura do corpo da mulher sofre uma alteração significativa entre a primeira metade do ciclo menstrual e a segunda, já que o dia da ovulação proporciona um aumento de 0,2° a 0,5°C, persistindo até ao final do ciclo.

Estas medições de temperatura, deverão ser sempre efetuadas ao acordar, devendo estes dados serem registados num gráfico.


Em relação a um ciclo menstrual regular de 28 dias:
Este método tem em consideração que a temperatura corporal varia ao longo de todo o ciclo menstrual, sendo mais elevada após a ovulação. Essa subida da temperatura corporal, a meio do ciclo menstrual, é precedida de uma ligeira descida (a ovulação). Após 3 dias de constante temperatura elevada, é ultrapassado o período fértil.





Método do muco cervical ou método de Billings

O método do muco cervical consiste em, diariamente, observar as alterações sofridas pelo muco cervical, retirando-o da vagina, observando e registando a sua elasticidade.
Durante o período fértil da mulher, o muco aumenta a sua elasticidade. Quando distendido entre os dedos, chega a atingir 15 a 20 cm.






Método Sintotérmico

O método sintotérmico consiste numa combinação do método da temperatura basal com o método do muco cervical. São registadas as temperaturas basais ao longo do ciclo e observa-se, de igual modo, o muco que é produzido. Durante o período fértil, o cérvix apresenta-se alto, mole a aberto.







Sem comentários:

Enviar um comentário